Hora de escolher a profissão. E agora?

Hora de escolher a profissão. E agora?

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Para especialistas, alunos devem fazer orientação profissional

Uma das maneiras mais tradicionais para ajudar o aluno a decidir qual é a melhor carreira a ser seguida é fazer orientação vocacional, uma avaliação criteriosa realizada por profissionais habilitados que vão mostrar ao candidato quais seriam as carreiras que ele tem mais aptidão.


"Uma orientação vocacional vai além de um teste psicológico. O teste é apenas mais um instrumento que o avaliador pode usar dentro de um processo maior que é a orientação profissional. São várias consultas, entrevistas, testes e outras atividades realizadas para chegarmos numa direção, num diagnóstico de orientação", afirmou Rosane Levenfus, presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (Abop).


E engana-se a pessoa que pensa que a escolha de uma carreira pode ser decidida naqueles testes simples, publicados em sites ou revistas, com perguntas superficiais. Muito pelo contrário. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), órgão responsável por validar os exames aplicados pelos psicólogos, os testes publicados em revistas ou sites aleatoriamente não têm comprovação científica e por isso não trazem resultados confiáveis.




Uso exclusivo do psicólogo


Todos os testes psicológicos são de uso exclusivo dos psicólogos que vão aplicá-lo. Antes de serem usados, eles passam por uma comissão de especialistas dentro do conselho federal, que avalia se eles são recomendados ou não. "Só o psicólogo está habilitado para interpretar os resultados de um teste e são poucos os aprovados para aconselhamento profissional", explicou Acácia Aparecida Angeli dos Santos, membro do grupo de trabalho de avaliação psicológica do CFP.


Fernanda Bassette do Globo.com - G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário